
A Electricidade de Moçambique efectuou, com sucesso, a reposição da Subestação eléctrica de Auasse no Distrito de Mocímboa da Praia, Província de Cabo Delgado, através da linha de 110kV Macomia – Auasse. As acções de reposição em curso são resultado de intervenções de curto prazo que consistiram na substituição de torres tombadas sobre o rio Messalo, reparação e instalação de grupos geradores de emergência, reparação do reactor na Subestação de Macomia, substituição de cabos danificados e a energização do transformador de 10MVA na subestação de Auasse.
Nesse contexto, hoje 08 de Outubro (sexta-feira) foram feitas as primeiras religações no Distrito de Palma, permitindo a retoma das actividades económicas interrompidas há mais de um ano devido à destruição de infra-estruturas da EDM em consequência dos ataques de insurgentes.
No passado mês de Setembro, equipas da EDM restabeleceram o fornecimento de energia eléctrica aos Distritos de Mueda, no dia 3, Mocímboa da Praia, no dia 11, e Nangade, no dia 27. Desta vez é o Distrito de Palma que volta a ter energia, estando prevista para breve a ligação do Distrito de Muidumbe, desprovido de energia eléctrica desde o dia 30 de Agosto de 2020.
Para a reposição definitiva do sistema eléctrico no norte da Província de Cabo Delgado, está em curso a mobilização de recursos junto dos parceiros de cooperação com foco na reabilitação da rede de eléctrica, que incluí a reposição em pleno da Subestação de Auasse. Paralelamente, o Banco Mundial criou uma linha de financiamento de emergência para atender às intervenções sociais em Cabo Delgado, incluindo a reposição do sistema eléctrico destruído. É de salientar que o trabalho de reposição da rede eléctrica, em Cabo Delgado, começou nos finais do mês de Agosto do ano em curso, após a normalização da situação de segurança pública como resultado da intervenção conjunta das Forças de Defesa de Moçambique, Ruanda e das tropas da Região da SADC.